3 de dez. de 2010

Cinco filmes para fotomaníacos.

1 - Rear Window (Janela Indiscreta), 1954, dirigido por Alfred Hitchcock. Clássico de Hitchcock onde um fotógrafo nova-iorquino (James Stewart) fica confinado em seu apartamento após quebrar a perna trabalhando. Para matar o tédio, resolve vasculhar a vida dos vizinhos com sua teleobjetiva. Para tentar provar um suposto assassinato conta com a ajuda de sua bela noiva (Grace Kelly).


2 - Blow Up (Blow-Up - Depois Daquele Beijo), 1966, dirigido por Michelangelo Antonioni. Outro filme com susposto assassinato, se desenrola entorno do universo da fotografia de moda em Londres com garotas bonitas, sexo, drogas e muito mais. Primeiro filme em inglês de Antonioni, ganhou o Grand Prix em Cannes.


3 - Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain (O Fabuloso Destino de Amélie Poulain), 2001, dirigido por Jean Pierre Jeunet. Nessa comédia romântica, fotografia está presente como poucas vezes pudemos assistir no cinema. Impossível esquecer as polaroids dos gnomos de jardim ou do albúm de 3x4.


4 - Funny Face (Cinderela em Paris), 1957, dirigido por Stanley Donen. Musical onde um fotógrafo de moda (Fred Astaire) resolve transformar uma vendedora de livraria (Audrey Hepburn) em modelo para um editorial de revista em Paris. O filme teve como consultor de imagem ninguém menos do que Richard Avedon, que também fez as fotos, sensacionais.


5 - Spider-Man (Homem Aranha), 2002, dirigido por Sam Raimi. Primeiro de uma série de filmes baseados nos quadrinhos Marvel. Não há muito do que falar, que não seja já conhecido, sobre a dupla identidade de Peter Parker (Tobey Maguire), super herói e fotógrafo free-lance.


Inspirado na lista top 5 de músicas enviadas pelos amigos para o playlist da Octalux, este é o nosso primeiro post da nova série - Cinco de... - não se trata dos cinco melhores e sim de cinco lembranças. Fique a vontade, modifique a lista, mande seus comentários e sugestões de novas listas. Boas fotos!!!

Um comentário:

André Mueller disse...

Finalmente alguém lembra que o Peter Parker é um fotógrafo! Ainda não entendi como ele põe a máquina em automático consegue se fotografar em foco brigando com o bandidos, mas só por isso deve ser bom.